terça-feira, 10 de abril de 2012

Especial "Cristal"

     ‘Cristal’ foi a tentativa do Sbt de abrasileirar uma trama mexicana.Os genes não combinam.


Exibida pelo Sbt, a novela ‘Cristal’ é um folhetim vira lata:Mistura genes da novela brasileira e da mexicana.A trama conta a história da empregada Vitória, que depois de engravidar de um rapaz prometido para ser padre é expulsa pela patroa e abandona a criança.Mais tarde ela vira uma empresária bem sucedida da moda, e volta a cruzar com a filha que deixou para trás, sem saber quem é.
Também alheia a origem das tramas mexicanas.A moça, filha de Vitória, se apaixona pelo meio-irmão.É um argumento clássico do folhetim, com ingredientes como filhos perdidos, romances proibidos e mocinhas que saem da pobreza para vencer na vida.Podia ter surgido numa novela da Globo ou da Televisa, como é o caso de ‘Cristal’, que fez sucesso na rede mexicana, com o título de ‘O privilégio de Amar’, também exibida pelo Sbt.
Ao refilma-la, contudo, o Sbt tentou combinar o apelo naturalista das novelas brasileiras com a overdose melodramática das mexicanas.Equibrarse entre as duas matrizes provou ser uma tarefa bastante complicada.Isso resultou em uma novela insossa, e com ibope idem.
Em suas tentativas de exibir novelas, o canal de Sílvio Santos já ativou e desativou diversas vezes seu núcleo de produção, e oscilou entre as histórias nacionais e as mexicanas.De ‘Maria do Bairro’, a ‘A usurpadora’, a emissora soube se valer com sucessos das criações da Televisa, que demostraram ter espaço no coração dos espectadores.
Além de exibir os originais, nos últimos anos o Sbt investiu em refilmagens, os chamados remakes.Desde 2000 mantinha um acordo com a Televisa.Embora a parceria mexicana exigisse que as cópias fossem fiéis aos originais, o Sbt até ensaiou tomar algumas liberdades.’Os ricos também choram’, exibida em 2005 buscou incrementar a receita com um tempero brasileiro.
‘Cristal’ é a tentativa mais ousada de combinar as duas dramaturgias.Por exemplo; Em vez de fortemente calcado num tema central( como as tramas mexicanas), o texto realça tramas e personagens paralelos.Havia também um certo tom de crônica do cotidiano, algo bem comum nas produções da Globo.
Arma com qual o Sbt tentou recuperar a vice liderança no horário nobre, ‘Cristal’ já estava em filmagem quando sofreu uma mudança de rumos.Herval Rossano, que era da Globo, e que vinha de um êxito na Record, com ‘A escrava isaura’, assumiu sua condução e obteve carta branca de Sílvio para abrasileirar o texto.
A novela também foi preujudicada com a Copa do Mundo de 2006.Ela patinou nos 7 pontos de ibope, antes o Sbt alcançava no horário 10.Porém ela não foi considerada um desastre.’Marisol’, outra refilmagem mexicana, ficou um bom tempo com ibope baixo antes de deslanchar.Contudo ouve ainda mais uma estratégia, a roteirista Annamaria Nunes recebeu a tarefa de ‘remexicanizar’ ‘Cristal’.

Fonte: WKP  |  Edição / Jessica Kelly


Nenhum comentário:

Postar um comentário

sem palavrões, por favor!